O QUE É O DUT ELETRÔNICO?
É um sistema de transmissão eletrônica de dados através do qual os Cartórios de Notas e Registro de Títulos e Documentos(RTD) informam ao Detran/RJ as transferências de veículos automotores realizadas, com segurança, agilidade e eficiência.
COMO É FEITO O DUT ELETRÔNICO?
O vendedor (proprietário do veículo) deve comparecer pessoalmente ao cartório portando seu documento de identidade (RG) ou CNH, comprovante de endereço e o Documento Único de Transferência do Veículo (DUT), com as informações do comprador preenchidas no verso. (Pode reconhecer a firma deste antes)
Ao chegar no cartório, o vendedor (proprietário do veículo) deverá assinar o Documento Único de Transferência do Veículo (DUT) na presença do tabelião ou escrevente, que reconhecerá a firma, declarando que ele compareceu ao cartório, assinou o documento na sua presença e que a assinatura que está no documento é dele.
Após reconhecer a firma, o Tabelião ou escrevente acessa o sistema www.rj.duteletronico.
O Cartório de Notas ainda enviará o DUT digitalizado para arquivamento no Cartório de Títulos de Documentos do comprador, por 10(dez) anos, para a segurança do usuário.
POR QUE O DUT ELETRÔNICO DEVE SER FEITO?
Com o DUT eletrônico, o cartório comunica a transferência imediatamente ao DETRAN/RJ através do sistema, dando ao vendedor (antigo proprietário) a garantia de que não será responsabilizado por infrações cometidas após a data da comunicação eletrônica da transferência.
Como os cartórios e o DETRAN/RJ estão interligados através de um sistema de transferência eletrônica de dados, caso exista alguma restrição relacionada ao veículo, a comunicação não será efetivada, evitando surpresas desagradáveis ao comprador.
1) DATA DE INÍCIO DO SISTEMA: 26/03/2018 (em período de Testes)
2) DATA TREINAMENTO SISTEMA PARA CARTÓRIOS DE NOTAS E RTD :
DIA 22/03/2018, AS 11:00 HS, na ANOREGRJ. Confirmar presença com a Mariana Marins. POUCAS VAGAS.(orientações adesão abaixo*)
Vamos disponibilizar um vídeo treinamento pela ENOREG ainda no mesmo dia e manual de funcionamento.
3) TREINAMENTO VENDAS PARA BALCÃO: Vamos encaminhar vídeo-treinamento e roteiro para venda no balcão de Notas, com padronização na linguagem e profissionalização na abordagem.
PRECISAMOS DIVULGAR ESTE NOSSO SISTEMA !!
Contamos com a contribuição de todos na máxima divulgação.
KIT-ADESÃO: R$ 120,00 (cento e vinte reais) por Cartório, com direito a um banner com Tripé, 2 cartazes, 200 folhetos e 10 canetas Dut eletrônico RJ.
*Preencham o Termo de adesão clicando aqui, e encaminhem junto com comprovante de depósito ao IRTDPJ para o e-mail: irtdpjrj@gmail.com ou solicitem um boleto bancário. Após confirmem presença no curso dia 22.
Banco ITAÚ – Agência: 6002 Conta nº 24540-2
CNPJ: 05.960.551/0001-10
Com o valor do Kit adesão e mais parte da receita IRTDPJRJ. Vamos investir intensamente em marketing, desta forma:
1- Treinamento balcão para venda do serviço, em linguagem profissional e padronizada para todo o Estado;
2- Mídias digitais e impulsionamentos- empresa Primaconta;
3- Estimativa inicial de 300 banners(com tripé), 1500 cartazes e 200 mil folhetos, tanto para todos os cartórios quanto para as mais de 400 unidades DETRAN/RJ;
4- Assessoria de imprensa-Claudia Carvalho(Publiques)- Propagandas em rádios (CBN e Band News) e jornais;
5- Premiações para maiores “vendedores”. Inicialmente uma viagem resort no final do ano para o maior vendedor, com direito a um acompanhante;